Blogueira ou Maria-Brindeira?

Olá gente linda, tudo bem?
Venho hoje fazer um desabafo sobre algumas coisas que estão acontecendo na “blogosfera” e que estão me deixando incomodada.
Como todos sabem, no início deste mês ocorreu a 8ª Edição da Beauty Fair, a maior feira de beleza das Américas! Esta é uma feira voltada para os profissionais do ramo que queiram conhecer as novidades e se atualizar com cursos, workshops e afins.
E, como todo evento, sempre há espaço para a imprensa que, atualmente, compreende jornalistas, blogueiros e etc.
Mas, o que é ser blogueiro? Ser blogueiro é coisa séria, ou não! Claro, quando a internet criou os blogs, blogueiros eram pessoas que pelos mais diversos motivos decidiam falar sobre um assunto especifico, que gostavam muito… ou simplesmente falar de tudo, tipo uma conversa entre amigos, como um diário público. Mas, como o mundo está em constante evolução, principalmente na web, temos hoje todo tipo de blogueiro… tem gente que mantém como um hobby, uma válvula de escape, tem gente que leva a sério como se fosse uma profissão.

Mas sabe o que é mais triste? Uma nova categoria de blogueira que surgiu. São as do tipo que adoram ganhar brindes de empresas só pelo simples prazer de ganhar! Não tem nenhum propósito, nenhuma vocação maior. Parece que querem apenas se auto promover, publicando vídeos do tipo “Mimos da Beauty Fair” ou “O que ganhei na Beauty Fair”, cheguei a ver uma blogueira divulgando dois kits que ganhou, só que um deles foi pro NAMORADO dela! Peraeee, se é pra fazer resenha, por quê está levando dois kits? O seu namorado também usa maquiagem??? (Uauuu!!). Também têm aquelas que não fazem vídeos mas publicam fotos do tipo “Saldo da Beauty Fair” e aí a gente vê nos comentários “ahh também quero ser blogueira, só ganha coisa!”
Eu dei um apelido para esse tipo de blogueira: Maria-brindeira! Inclusive, fiz uma versão da música das Empreguetes: “Maria, brindeira! De tudo… é capaz! Maria… vai com as outras! Tudo que você tiver ela quer mais!”
Brincadeiras à parte, mas o maior problema é que quem tenta fazer algo sério, que encontrou no blog uma vocação, acaba sendo prejudicado. Afinal, já estão confundindo as blogueiras com as “marias-brindeiras”, sem distinção. É como se todas fossem colocadas no mesmo cesto!
Blogueira de verdade vai atrás de informação e não de produtos. Se a empresa dá produtos para fazer resenha no blog é uma coisa! Mas ficar pedindo produtos é muito feio!!! Claro que toda mulher gosta de ganhar uns mimos, mas quando se é profissional não se vai atrás apenas disso.
Ser blogueira não é se vender às empresas em troca de produto, não é divulgar determinado produto no blog dizendo que ele é bom só porque o ganhou. O trabalho de uma blogueira vai muito além disso, é fazer resenha de produtos e dar sua opinião verdadeira, dar espaço às empresas para se posicionarem quando a opinião for negativa, é ir em eventos e participar ativamente, o trabalho também compreende a edição de fotos, vídeos e um bom texto, sem erros de português, claro!
Aqui vai uma pergunta para você saber se é blogueira ou maria-brindeira: Por que você fez o seu blog?
Se a sua resposta foi: “para ganhar produtos”, você não é blogueira e saiba que o seu blog pode estar com os dias contados! Repense suas atitudes e vontades! Se quer apenas ganhar produtos, participe dos milhares de sorteios que rolam na internet.
Enfim, este foi o primeiro desabafo sobre o tema! Amem ou odeiem! Se você é blogueira, deixe a sua opinião!

Comente com Facebook

Mais:

16 Comentários

  1. Acho que brinde é uma consequência do trabalho que fazemos, mas tem muita gente que monta um blog para ganhar brindes, tinha uma menina na feira se dizendo blogueira, ela estava em 2 stands que tbm estava, nem foto ela tirava dos produtos, ficava só esperando terminar para pegar seu brinde, isso é o óóóó #vergonhaalheia

  2. Concordo com tudo que voce disse

    vi mesmo um video de uma menina mostrando o que
    ela ganhou e o que o namorado ganhou e ficou feliz pq eram cores dferentes …

    eu estava em um stand na beauty esperando um evento que iria começar e vi um a menina do lado de fora do stand perguntando para a moça que estava la se tinham brindes para blogueiras
    a moça disse que não e a menina nem sequer entrou pra ver os produtos da marca
    achei isso mtooo mtoo feiiio .. por essas que
    todas as outras ficam mal faladas

    http://estilodeunha.blogspot.com.br/

  3. Pois é, é tenso.
    Comecei meu primeiro blog em 2001, há muiiiito tempo atrás, sempre como diarinho. Fui mudando de plataformas, e de posição. Até o começo desse ano, ele era isso, hoje eu faço um blog mais informativo , sobre assuntos que eu gosto. Recebo releases de várias marcas, mas não posto de nenhuma que eu não conheça ou não goste. Credibilidade é tudo.

    O problema é esse mesmo, muita menina que não sabe nem escrever direito, blogueiras cometem erros horríveis de português, mas acham legal ser blogueiras pelas coisas que ganham.

    Eu não vou ser hipócrita e falar que não gosto de ganhar coisas, porque eu gosto mesmo. Mas eu não me vendo pelo que ganho. Coisa de marca que eu gosto, tenho prazer de dizer o que gostei, o que não gostei.

    Mas concordo que a situação tá crítica.

    Ótimo texto!

    Beijos

  4. Adorei o post Fê. Super concordo com você, algumas pessoas que tem blogs, ou criaram a pouco tempo, acham que é fácil manter um blog, mas não é não. Para quem só faz a parte do ganhar produtos pode até ser, mas para quem leva a sério, é bem trabalhoso.

    Acho que muitas ainda não entenderam o que é ter um blog, não é só receber, receber e receber… É criar opinião, mostrar seu ponto de vista, avaliar um produto, sendo ele bom ou ruim.

    Miss Maricota

  5. Faço suas as minhas palavras Fernanda..
    Essa feira ultrapassou qquer limite de noção dessas meninas… vi gente lá com "kilos" de brindes e que havia feito o blog a uma semana da feira.. para que?! Nem preciso dizer…
    Isso fere muito quem realmente pensa em fazer um trabalho digno.. mostrar fotos, uma cobertura legal do evento..o que eu trago de mais interessante dessas feiras são os contatos q faço, com empresas, blogueiras (as de verdade), e acho isso ótimo!
    Enfim, tem gente mesmo muito equivocada e que acaba atrapalhando o trabalho de quem realmente faz a coisa com amor e carinho.. e sem falar em seriedade..

    Bjus e parabéns pela clareza do seu post.

    Gigi – Unhas&Tudo

  6. eu tb gosto de brindes, mas não tive coragem pra fazer um blog, prefiro apostar na sorte como seguidora, participando dos sorteios e na bota do blog da irmã e dazamigas, né Fê? ahahaha então pra blogueira brindeira tem esse site aqui brindesgratis.com.br kkkkkkkkk

  7. Hola Fernanda..tudo bem?

    Bom..aki passa a mesma coisa ..ate com pessoas de prensa…brigam por o brinde e quasem saem no tapa!!
    ë Triste..conheco muitos blogs que abriram pelo brinde que hoje estao fechados…

    Bom..o que seria correto e a gente diferenciar quem so quer isso ou quem quer levar um blog s aserio..

    Beijos linda!!

  8. Apoiadíssimo!
    Assino embaixo.
    Nem todo mundo tem "vocação" para ser blogueira. Agora todo mundo quer ser blogueira, não entendem realmente o que significa ser uma. Escrevem para se mostrar e não para informar. Escrevem exclusivamente para outras blogueiras e não para o público em geral, que não sabe de determinadas informações.

    Beijo!

    Esmaltes da Luluzinha

  9. Oi minha quelida, gostei de seu texto e concordo com vc! Acho chato pq tudo isto nos respinga….eu estou blogueira ( hj não trabalho e fiz do meu blog meu melhor lazer), fiz do meu blog um lazer que virou lazer/trabalho pq tenho responsabilidades. Já coloquei 2 empresas literalmente para passear, desfiz a parceria por não concordar com o modo que me trataram, estou blogueira e quero respeito o mesmo que dou as empresas parceiras e ou não. Minhas parcerias são amiga literalmente.
    Não vivo de amostra, mas concordo que recebe-las "com carinho" é bom e isto eu tenho das minhas parcerias.
    Já na feira fui apenas visitar as minhas parcerias, não tive tempo para andar na feira. E por incrivel que pareça passei em uma empresa de Minas( minha terra) que me tratou como se eu fosse esta blogueira que vc fala, tanto que ia comprar sai de mãos vazia de raiva.

    Enfim é a vida e tudo tem dois caminhos.
    PASSANDO PARA DESEJAR
    ótimo final de semana! ♥
    ♥ Beijos coloridos!❤❤❤

  10. Muito bom! Estou acompanhando vários artigos e tem muita coisa interessante! Recomendo a todos. Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *