Fase de Transição: 8 Dicas Infalíveis para Voltar aos Cachos

Fase de Transição – Voltando aos Cachos

Para quem não sabe, fase de transição é o período em que a pessoa pára de fazer alisamentos/relaxamentos até chegar aos cachos totalmente naturais. O que acontece é que tem muita gente que não tem coragem de fazer o corte radical, conhecido por BC, para remover toda a parte alisada. E quem está passando por isso não se desespere, com algumas dicas e truques, fica mais fácil passar por essa fase!!!

Para ajudar quem quer voltar aos cachos, mas acha muito difícil, abaixo segue uma lista com 8 dicas infalíveis que, se forem seguidas, deixará esse processo mais fácil:

 

 

1. Mude a rotina

A primeira coisa a se fazer é mudar a rotina de cuidados com as madeixas, o ideal é usar produtos indicados para cabelos cacheados, esquecer os pentes e escovas e penteá-los sempre com os dedos, amassando-os em direção à nuca. Além disso, é essencial deixar de fazer escovas e passar chapinha.
A chapinha causa danos mecânicos aos fios e os queima, fazendo com que fiquem mais danificados e fragilizados, algumas vezes os fios não voltam mais ao estado natural. 
 

 

2. Para definir os cachos

O maior problema da transição é a divisão aparente nos cabelos – raízes cacheadas e pontas alisadas. Para ajudar a definir um pouco mais essas pontas alisadas, recomendo que utilize finalizadores em gel, pois eles definem, modelam e mantém os cachos definidos por mais tempo. Neste post aqui, falei sobre vários finalizadores.
 

3. Corte as pontas

O seu maior medo é cortar as pontas alisadas e ficar com o cabelo curto, não é mesmo? Então corte pelo menos dois dedinhos para oxigenar os fios e dar mais vida, dessa forma seu cabelo responderá melhor aos tratamentos.

 

4. Faça hidratação

Hidratações regulares repõem a água perdida e dão mais vitalidade aos cabelos. Use uma máscara de hidratação ou faça uma hidratação natural sempre que seu cabelo indicar ressecamento, em alguns casos é necessário fazer em cada lavagem.  

 

5. Faixas e bandanas

Use e abuse das faixas e bandanas, elas disfarçam a raiz cacheada e deixam o look despojado e moderno.
 

6. Maxi Brincos e Colares

Se não quiser usar bandanas e faixas, prenda os cabelos e abuse dos maxi brincos ou colares, eles chamarão atenção e poucos perceberão a diferença nos seus cabelos.

 

7.Cuide mais

Evite passar tinturas e tonalizantes e proteja os fios do sol, mar e piscina. Se o fizer, capriche na hidratação antes, se você faz natação ou algo do tipo, uma ótima dica é passar azeite nos fios antes das aulas.

8. Tenha paciência

Essa é a melhor dica de todas, tenha paciência!!! Ela é a sua maior aliada neste processo. Se você não conseguir se controlar, pare, pense e reflita: vale a pena alisar de novo?! Tenha certeza que, depois que seus cachos estiverem totalmente naturais e livres, você se sentirá muito mais feliz!!! Eu passei por isso e sei do que estou falando!

 

 

Vem Cachear Comigo! – Clique Aqui
 
Espero ter ajudado! 
 
Beijinhos e se cuidem!
Comente com Facebook

Mais:

24 Comentários

  1. Você leu meu pensamento e escreveu mais dicas sobre essa fase, que está sendo tenso prá mim, estou usando muito meu cabelo preso, vou começar a usar bandanas para mudar um pouco e quanto aos tratamentos estou caprichando no cronograma, mas cortar ainda não estou preparada, a sua frase é realmente um insentivo, cacheiaaaaa

    1. Oi, estou muito na duvida em assumir meu cabelo natural, ou refazer a quimica… ja tem 10 meses que ele está crescendo natural… eu tenho vontade de deixar, mas tenho medo de não conseguir cuidar… até marquei uma progressiva pra semana que vem, mas depois de ver várias histórias de pessoas que estão em transição estou motivada… Já estou pensando em dizer pra cabeleireira desmarcar a progressiva e apenas cortar… e ainda aproveitar e doar meu cabelo para uma ONG que faça peruca para crianças com cancer..
      parabéns Fernanda Ferreira… muito sucesso pra vc! e que seu trabalho continue motivando muitas outras mulheres..

    2. Oi Denise! Desmarque essa progressiva sim! Você cortando o seu cabelo irá se sentir muito feliz e doando ele vai se sentir 200% a mais!!!

      Fico feliz em ajudar de alguma forma!

      Beijos

  2. Oi , Eu uso mega hair ondulado mais eu to afim de voltar aos cachos . Porquê eu aliso o cabelo mais não to mais com vontade porquê ele já ta fraco e quebrado eu queria saber uma maneira fácil de voltar aos cachos sem quebrar o cabelo e que eles fiquem cachos soltos naturais . Beijo (:

    1. Oi Natalia! O mega hair deixa o cabelo mais fragilizado, e ainda junto alisamentos fica difícil o cabelo se manter forte por muito tempo. A maneira mais fácil de voltar aos cachos é fazendo o corte radical, eliminando assim toda a parte alisada. Mas se você não quiser cortar, siga as dicas deste post que irão te ajudar muito, tenho certeza!

      Beijos

  3. Oi Fe, estava de curiosidade buscando informações sobre essa tal transição capilar e achei você com essas dicas ótimas, to louca pra ter meus cachos de volta, meu cabelo ficou danificado somente pelo uso da chapinha pq nunca fiz esses alisamentos quimicos. Vou tentar!

  4. Oi Fe, estava de curiosidade buscando informações sobre essa tal transição capilar e achei você com essas dicas ótimas, to louca pra ter meus cachos de volta, meu cabelo ficou danificado somente pelo uso da chapinha pq nunca fiz esses alisamentos quimicos. Vou tentar!

  5. oi Fe, eu passei anos passando somente chapinha sem proteção, pois não sabia dos cuidados, passei 9 anos passando chapinha pura no cabelo, e ate passava com o cabelo molhado, fiz uma progressiva em 2013, mas meu cabelo eh curto,e recentemente a 3 meses fiz relaxamento com guanidina (amacihaier) e o resultado não foi o que eu qeria, somente baixou o volume,mas descobri qe nao posso pintar nem fazer luzes :'( …agora por questões financeiras não comprei ele e nao compro nada, so to na base do na base do natural, hidratacao natural as vezes faço cowach com qlqer condicionador msmo, e pra finalizar uso gel de linhaça…mas a minha pergunta e a seguinte: o meu cabelo é tipo 3c, mas so 3 dedos abaixo da raiz define?minha raiz nao eh lisa, mas parece que ta danificadda, o que pode ser? desde ja agradeço.ah e so relatando que meu cabelo voltou ao normal, msmo passando o produto, ele esta como era antes, mas a raiz qe ta chata PS:seu cabelo eh maravilhoso, o meu eh tipo o seu, mas a raiz :'(

  6. Oi adorei seus post, mas eu tenho mtaa dificuldade com o meu cabelo, to sem alisar a quase um ano! mas, a minga franja ainda esta mto ruim por conta da quimica e tal, entao depois que ei lavo eu uso creme de hidrataçao para moldelar os cachos, isso prejudica o cabelo?

  7. Oi meninas hj radicalizei cortei meu cabelo na nuca
    Antes ele estava na cintura alisa tbem
    Decidi voltar os cachos é triste sim…mas vou ate o resultado esperado
    Bjos a todas

  8. Oi meninas hj radicalizei cortei meu cabelo na nuca
    Antes ele estava na cintura alisa tbem
    Decidi voltar os cachos é triste sim…mas vou ate o resultado esperado
    Bjos a todas

  9. Gostaria da sua ajuda Fernanda me dando dicas de como amarrar meu cabelo "coque" pois aqui no Ceará é muito quente e estou em transição mas meu cabelo já ta bem grandinho ✋ ✋ graças a Deus e eu sinto que quando amarro ele com "xuxinhas" fica marcado e tenho medo de quebrar tbm , quero dicas , beijos

  10. Gostaria da sua ajuda Fernanda me dando dicas de como amarrar meu cabelo "coque" pois aqui no Ceará é muito quente e estou em transição mas meu cabelo já ta bem grandinho ✋ ✋ graças a Deus e eu sinto que quando amarro ele com "xuxinhas" fica marcado e tenho medo de quebrar tbm , quero dicas , beijos

  11. Oi Fê , é tão dificil essa fase de transição… Não sei mais o que fazer para alisar as pontas lisas, mas tô encontrando bastante dicas no seu blog e estou amando. Continue postando sobre o que fazer na transição, dicas , hidratações, texturizações preciso muito ♥

  12. Em transição há 10 meses. Fiz o segundo corte para tirar a progressiva sábado passado e a dificuldade de finalizar ainda é grande. Está bem difícil de escovar e ao mesmo tempo difícil de cachear daquele jeito liiindo que a gente espera. Algumas pontas ainda estão com aquele liso falso horroroso. Agora o desafio é não escovar mais. E deixar crescer. Oh fase difícil! Mas a determinação é fundamental. Muito legais as dicas e sempre muito bom ver exemplos de pessoas que passaram por isso e não se arrependem. Minha hora há de chegar. Vamos que vamos!

  13. Ai meninas, que arrependimento, meu cabelo era tão bonito, agora tá horrivel, 7 meses sem química, cabelo grosso, seco, poroso,cheio… já comprei vários cremes de massagem, leaven, finalizadores, óleos de coco etc. Faço massagen a cada lavagem, mas nada adianta, não faz efeito algum. Minha alto estima tá no pé. Meu cabelo até tá com brilho mas parece uma palha seca nas pontas e na parte de trás. Não consegui evitar, voltei a fazer prancha pq não ondula…Fica com volume e com um aspecto horroroso. A prancha ajuda a baixar um pouco o volume… Triste e arrependida.

  14. Bom dia!,eu estou em fase de transição,estou quase três meses sem relaxar a raiz,mas eu tenho alguns cabelos brancos,eu queria saber se eu posso pelo menos pintá-los com um tonalizante.

  15. Não sei mais o que fazer corto onde ta tudo cacheado depois de uns 3 meses fica as pontas esticadas denovoalguém ,ja passou por isso?Mim ajude socorro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.