Grávidas e Crianças – Cuidado ao alisarem os cabelos

Olá gente linda, tudo bem? Quem assistiu o programa Fantástico neste último domingo deve ter visto a reportagem sobre produtos alisantes de cabelos.
Como todos sabem, o uso do Formol é proibido pela ANVISA devido aos efeitos adversos à saúde, porém muitas empresas estão utilizando de outros compostos químicos que, em reação com altas temperaturas, liberam o Formol. 

O Fantástico selecionou alguns produtos e os levou para realização de testes na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Os resultados foram assustadores, pois em todos eles foram encontradas substâncias que camuflam o Formol. 
O principal componente encontrado é o Ácido Glioxílico.
Esses produtos são vendidos com diversos nomes diferentes, além de serem indicados para mulheres grávidas e crianças, dá para acreditar?! Então fiquem atentas à alguns nomes:
Realinhador Capilar

Redutor de Volume

Máscara Hidratante

Domador de cachos

Botox Capilar
Mas sempre leiam a lista de ingredientes, se tiver ácido glioxílico, não usem! 
Para quem não sabe, o formol pode causar irritações na pele, no nariz e na garganta, queimaduras no couro cabeludo, intoxicação e até paralisia cerebral, principalmente em fetos.
A pele das crianças é mais fina e sensível, então os efeitos que dariam em um adulto, seriam mais intensos nelas.
Onde está a ética dessas empresas que sabem que podem causar um sério dano à saúde de uma mulher grávida e de crianças também???
O que me surpreende, é que, após os testes encomendados pelo Fantástico, as empresas negaram possuir essas substâncias com a finalidade de camuflar o Formol! Aham… sei!!!
Tomem cuidado ao irem aos salões para fazer qualquer espécie de tratamento! Já vi várias meninas me questionando dizendo que fizeram uma simples escova e o cabelo não cacheou mais!

Na dúvida, não façam escova ou chapinha!

O que mais me doeu nessa reportagem, foi a criança ao final dizendo:
Se eu fosse cabeleireira, JAMAIS faria alisamento em crianças e mulheres grávidas, aliás não sou muito a favor de alisamentos em ninguém que tenha cachos. 
As crianças precisam crescer primeiro com seus cachinhos naturais para depois de adultas escolherem se querem lisos ou não!!! O mais triste é que essas crianças geralmente são influenciadas, principalmente pela mãe, que alisa o cabelo e se torna uma referência para elas!
Mas você que é mãe e alisa o seu cabelo e o da sua filha, já imaginou se a sua filha fosse vítima desses componentes? E se causassem alguma reação nela???!
A reportagem completa com o vídeo está disponível neste link: testes comprovam formol em produtos alisantes.

Comente com Facebook

Mais:

14 Comentários

  1. Fiquei super indignada com a mae levando a filha pra alisar o cabelo….Minha mae sempre foi contra alisamento…sofreu pra cuidar dos meus cabelos quando eu era criança…e ate hj ela é contra alisar os cabelos

    Dani
    mariacertinha.com.br

  2. Nanda, eu também assisti essa reportagem e fiquei chocada. Tenho crianças cacheadas na familia e sempre peço para as mães não alisarem. Na minha opinião isso cria um preconceito na cabeça da criança. Cria a ilusão que o padrão de beleza é o cabelo liso.

    Otimo post.

  3. Quando eu era mais nova (10-13 anos) odiava meus cachos, e então alisava sempre que possível só usava preso, meus pais não gostavam da ideia, principalmente meu pai que sempre amou meu cabelo, e minha tia dizia que meu cabelo liso não combinava comigo. Agora que ja tenho opiniões formadas, me arrependo por cada chapinha que passei. Só aliso quando tenho apresentações do ballet, e se for necessário.

    Ps.: Agora, além de tudo, amo meu cabelo.

  4. As crianças são influenciadas por outras pessoas. Se essas pessoas dizem que o ideal é ter cabelo liso, e a criança tem cabelo cacheado, ou pior, tem um cabelo mais crespo, ela vai se sentir por baixo e querer alisar, possivelmente. Os pais devem mostrar como é importante se assumir, se aceitar, e dizer pra elas não se importarem com certos comentários. Se elas gostam do cabelo cacheado, se sentem bem, que sejam livres e felizes. Minha priminha mesmo, ama os cachos dela, porque desde pequena foi acostumada e incentivada a usá-los ao natural, como veio ao mundo. E, são cachos lindos. Além de que, ela se inspira muito em mim, fica vendo minhas fotos e ama meu cabelo, e quer usar o dela do mesmo jeito, e ela só tem três anos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.