Parei de Usar Sutiã | Outubro Rosa

Oooi gente linda! Hoje venho falar de um assunto muito sério que muitas mulheres devem se atentar. Como vocês já sabem, hoje começa o outubro rosa, mês da conscientização do câncer de mama. Quero fazer uma perguntinha à vocês: Quem já fez o auto exame de mama esse ano? Vejam abaixo a minha história sobre o tema!
Fonte da Imagem: Vírgula Uol

Descobri um Caroço na Mama

 
Eu comecei a fazer o exame de toque de mama há muito tempo, quando descobri um caroço ao lado da minha mama direita, na época fiquei meio aterrorizada e corri para o médico… na hora eu já pensei que era um câncer, passou mil e uma coisas pela minha cabeça.
 
Fiz ultrasson e o médico me informou que se tratava de um linfonodo minúsculo que estava a 3mm da minha pele e que só o descobri por causa disso. Disse-me que isso era comum acontecer e que muitas pessoas podem ter esse linfonodo. Graças a Deus não era nada sério! Depois passei com uma mastologista no Hospital das Clínicas, fiz exames e o diagnóstico foi o mesmo, ela me disse que se eu quisesse poderíamos tirar, mas não havia necessidade.
 
Não tirei o linfonodo e ele continua no mesmo lugar, a médica me disse que se ele crescesse ou começasse a doer que eu deveria voltar e fazer novas avaliações para uma possível remoção.
 
 

Dores nas Mamas

 
Depois de um tempo comecei a sentir dores nas mamas, principalmente no seio esquerdo, passei com dois mastologistas diferentes, mas infelizmente nenhum deles me ajudou de forma eficaz. Fiquei muito preocupada com essas dores que sinto até hoje e o exame de toque de mama se tornou uma rotina em minha vida, faço praticamente todas as semanas (exceto quando estou no período menstrual, que é normal apresentar alterações nas mamas).
 
 

Parei de Usar Sutiã de Bojo

 
Descobri que as dores que sinto nas mamas é proveniente do uso de sutiã, principalmente de bojo e aro. Decidi então parar de usá-los e uso somente sutiãs comuns sem aro e sem bojo e, mesmo assim, ainda sinto algumas dores, se o sutiã estiver um pouco apertado então… é dor na certa! Eles podem até deixar os seios lindos, mas não funcionam para mim!!!
 
Daí eu pensei: Se tenho que usar sutiã folgado, do que adianta? O melhor é ficar sem ele mesmo! Lembro me que um dos mastologistas me disse que peito não foi feito para ficar caído e que toda mulher deve usar sutiã, um outro médico me disse o contrário, que os seios devem ficar livres e não serem “oprimidos” pelo sutiã. Ahhh adoro essa controvérsia dos médicos #sqn fica muito difícil saber quem está certo e quem está errado.
 
Decidi então fazer o que é melhor para o meu corpo: ‘escutar’ o que ele me diz! Se meus seios me dizem que ficam doloridos com o uso do sutiã, o melhor é ficar sem usá-lo. Dor é sinal de que algo está errado! Confesso que estou me adaptando aos poucos a ficar sem sutiã, tenho usado um silicone adesivo nos mamilos quando a roupa é mais apertadinha e, um silicone adesivo na mama inteira quando uso roupas mais largas ou quando a roupa não permite uso com sutiã mesmo.
 
No dia a dia tenho usado um sutiã simples folgado, o que me ajuda muito a não sentir tantas dores como antes, pretendo um dia abolir de vez o sutiã, mas não sei se conseguirei me adaptar facilmente. É muito complicado receber uma visita ou sair na rua com os peitos moles e caídos… me sinto insegura! E quando for mãe então??? Acho que vai ser bem difícil não usar um sutiã.
 

Faça o Auto Exame da Mama

 
Quis aqui expor um pouco da minha vida e dessa situação que pode ser bem comum entre muitas mulheres, quero deixar um alerta: faça sempre o exame de toque das mamas e procure um médico quando não souber fazer ou suspeitar de algo!
Fonte da Imagem: Clínica da Mama
Alguém tem uma história parecida ou gostaria de compartilhar algo relacionado ao tema? Coloque nos comentários! 

Beijinhos e se cuidem,
Fernanda Ferreira – Blog Dicas da Fê
Comente com Facebook

Mais:

5 Comentários

  1. Imagino o susto que vc levou, estranho vc sentir dor, se fosse no meu caso removia esse linfonodo, pq quando não uso sutiã me incomoda muito , mas se estivesse sem , alem de que o adesivo não segura tanto, mas a saúde vem acima da vaidade neh

    1. Adorei seu depoimento é tudo oque sinto. O dia que uso sutia dói mais achei que era da minha cabeça mas você postou que tbem acontece com você
      Obrigada linda!

  2. Olá, Fê…no início eu achava muito chato usá-los porque não tinha necessidade, afinal ainda estava em transição. Mas queria muito aboli-los também, mas acho meus seios grandes e assim não dá. Mas acredito que você possa usar porque os seus são pequenos. Só não dá para usar com roupas transparentes ou com tecido mole…Vai com tudo! Você é muito abençoada com o corpo que tem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.