Profissão Blogueira: Carta às Blogueiras Iniciantes

Oooi gente linda! Tudo bem? Voltei!!!!  😆 

Depois de tirar umas “férias” hoje retorno com os posts aqui no blog. E, para começar o ano, quero falar sobre o meu blog e o mundo dos blogs e das blogueiras.

Imagem: www.yourblogcoach.com
Imagem: www.yourblogcoach.com

Para quem não sabe, eu trabalho com este blog há 5 anos, comecei com o nome Cabelos & Cachos em dezembro de 2010. Eu iniciei este blog depois de conhecer uma blogueira, a Natalie Teves do Coisas de Natalie, que é a irmã da minha BFF e nutri Heloisa Scattini. Até então eu não conhecia nenhum outro blog e não passava muito tempo online no falecido Orkut.

Na verdade, eu nem imaginava que as dicas que via numa revista poderiam estar todas na internet… rs.

Enfim, naquela época (em 2010), eu estava com o meu cabelo totalmente natural há mais de 3 anos, resolvi que iria montar um blog para dar dicas de cuidados com os cachos e incentivar a mulherada a voltar aos cabelos naturais. Eu tinha poucos meses de trabalho em uma empresa muito bacana, onde eu viajava o Brasil todo fazendo auditorias. Depois de um tempo me vi atarefada demais, pois trabalhava até tarde fazendo relatórios e depois tinha que montar e editar os posts no blog. 

Querendo ser rica e famosa 

rica e famosa
Imagem: www.returnofkings.com

Hoje em dia temos um boom de blogueiras na internet, cada uma querendo ser famosa e ganhar muitos produtos e, principalmente, dinheiro com publicidade. Há quem consiga isso rapidamente, mas é raro… muito raro! Eu confesso que hoje “vivo” só deste blog, mas não foi por escolha minha, acabei saindo da empresa onde eu trabalhava (a mesma de 2010) por outros motivos e decidi então investir no blog. Mas olha… nem sou famosa e nem ganho a dinheirama toda que vocês pensam, aliás… nem chego perto do salário que eu recebia por mês  😥 

Depois de muito tempo eu me dei conta de que para ser famosa e rica com um blog eu precisaria ter um número muito grande de seguidores em todas as redes sociais e que não basta ter pouco mais do que 100 mil somando todas elas… tem que ser bem mais que isso! E isso é algo que eu NÃO compro e não recomendo ninguém a comprar.

Recebendo produtos para resenha

Imagem: www.julianagoes.com.br
Imagem: www.julianagoes.com.br

Quando eu comecei a receber produtos para testar, passei a me achar importante para as empresas, pois elas queriam que eu testasse os produtos delas e desse a minha opinião no blog. Era muito legal… até o momento em que eu cheguei a receber alguns produtos que não deram muito certo comigo, daí pensei: “E agora? Não posso falar que o produto é bom, tenho que mostrar o resultado no meu cabelo!” Então, comuniquei a empresa e disse que eu não iria postar aquilo no meu blog, e qual foi o resultado? A empresa nunca mais me procurou. Hoje me dou conta de que a empresa deveria é ter me agradecido por nem ter falado mal dela no meu blog.

A real é que hoje as empresas enviam produtos para diversas blogueiras esperando que todas elas usem os produtos e falem bem deles em seus blogs… o mais rápido possível, porque isso virou uma ferramenta de divulgação barata e fácil. Sinceramente acho muito bacana as blogueiras fazerem resenhas de produtos em seus blogs, mas no tempo delas e com a opinião verdadeira.

Eu, particularmente, estou com uma lista imensa de produtos para testar e resenhar e digo que não adianta usar apenas uma vez. Temos que usar mais vezes para ter certeza do efeito do produto. Se uma empresa me envia um produto hoje, com certeza irá demorar algumas semanas ou meses para aparecer no blog.

Outra coisa que acho muito importante numa resenha: postar a foto do resultado!!! Sempre que uso um produto e faço resenha, mostro a foto do resultado em mim e digo a minha opinião. Quando você vê a propaganda de algum produto na TV não aparece a modelo com o “referido resultado” do uso? Pois é… fazer resenha sem mostrar o resultado final é um pecado!

Produção de fotos

Imagem: www.hellogiggles.com
Imagem: www.hellogiggles.com

Quando a galera acessa um blog e vê umas fotos super bacanas e bem produzidas não fazem ideia do trabalho que aquelas fotos podem ter dado. Eu faço as imagens do meu cabelo e maquiagens sozinha.

Quando usava uma câmera sem visor frontal, fazia uma baita gambiarra – colocava um espelho apoiado na parede e a câmera em cima de várias caixas empilhadas – tudo isso para conseguir ver o ângulo e ter uma prévia da imagem. Sem contar que precisava dar uma boa editada em cada uma delas depois. Ahhh a produção produção de make e cabelo também deve ser considerada para sair tudo bacana.

Para fazer resenha de um produto de cabelo por exemplo, eu lavo o cabelo com a linha completa e espero secar o cabelo naturalmente, faço uma boa maquiagem para então fazer as fotos… ahh as unhas também precisam estar lindas. Todo esse processo de preparação demora umas cinco horas, para depois fazer as fotos. Isso sem contar os testes que faço anteriormente com os produtos e a edição das imagens e produção do texto depois.

As imagens em um blog são extremamente importantes, todo post precisa ter ao menos uma imagem para ficar mais interativo e menos cansativo para quem lê. Se você usar uma imagem de outro site, coloque o link da fonte! Mas o ideal é usar sempre as suas imagens, faça sempre boas fotos e não use imagens desfocadas. Na hora de editar, não aumente a largura ou altura da imagem sem usar o redimensionamento que mantenha as proporções ideais das imagens, senão fica esquisito e feio pra chuchu.

Produção de Vídeos

produzindo vídeos
Imagem: www.querendorendaextra.com

Nem toda blogueira é obrigada a produzir vídeos, afinal tem gente que não jeito mesmo para essa coisa… mas ter conteúdo em vídeo é legal pra caramba e super ajuda no crescimento do blog.

Quando comecei a postar vídeos no meu primeiro canal eu não fazia ideia do quanto aquilo podia me ajudar, mas infelizmente eu não tinha muito tempo para gravar e, principalmente, para editar… foi aí que me perdi, muitas oportunidades passaram.

A minha ideia para este ano é trazer um conteúdo, em vídeo, mais diversificado e com frequência no meu canal do YouTube.

Postar vídeos com frequência é essencial para manter o canal ativo e, produzir um conteúdo diferente e interessante, é o que garante o seu crescimento.

Para produzir vídeos eu faço o mesmo procedimento para as fotos, o que me cansa depois é a edição que demora bastante… e a internet aqui de casa? Demoro, pelo menos, umas três horas para fazer o upload de um vídeo para o YouTube  😕 

Presença em eventos

vida de blogueira - eventos
Imagem: www.eventbrite.com.br

Ir em eventos é muito legal, a gente passa a conhecer novidades, pessoas novas e, na maioria deles, ganha produtos para testar e resenhar. Mas confesso que ultimamente estou pensando muito bem antes de confirmar presença… por quê? Porquê preciso produzir muito conteúdo, afinal, tento manter o blog atualizado com pelo menos, um post por dia de segunda a sexta. Mas sempre vou em um ou outro para me manter atualizada das novidades e, principalmente, não fechar as portas da minha network.

Quando tem evento tenho que me produzir (cabelo, make e look) e ainda sair de transporte público pela cidade e, como São Paulo é imensa, às vezes demoro de 1h30 a 2h00 para chegar até o local de determinado evento… sem contar das vezes que peguei táxi e paguei do meu bolso. Enfim… não é fácil ser blogueira pobre (kkkkkk).

Ir em feiras também é algo muito bacana, pois passamos a conhecer as novidades mais incríveis do mercado em primeira mão. Na última Beauty Fair surgiram muitas blogueiras, a grande maioria chegou a ficar mais de três horas em filas de alguns stands para conhecerem as novidades e ganhar um presskit, mas será que vale a pena ficar tanto tempo na fila do stand de uma empresa para fazer divulgação em troca de alguns produtos? Sinceramente eu não tenho mais paciência para isso.

Profissão Blogueira

Imagem: picterest.info

Enfim… ser blogueira virou uma profissão e, como toda profissão, tem o seu lado bom e lado ruim. O que devemos fazer é colocar tudo em uma balança e ver o que pesa mais e o que pesa menos.

Ter um blog como um hobby é uma coisa totalmente diferente… passa a ser algo mais light e você não tem aquele compromisso sério. Mas levar como uma profissão, não é fácil, você tem que ter comprometimento e produzir um bom conteúdo. Além dos itens que citei acima, ainda há muitas outras particularidades da profissão Blogueira. Se você tem um emprego comum e quer levar um blog a sério, concomitantemente com o seu trabalho, se prepare para não ter vida social. Mas, mais do que isso, você tem que amar o que faz!

Hoje, posso dizer que trabalho com o que amo, mas é como dizem: “Amor por si só não põe comida na mesa”. 

Quero continuar com o meu trabalho e trazer, cada vez mais, um conteúdo bacana para vocês, mas assumo que atualmente não está sendo fácil.

Agora quero saber de vocês que são blogueiras, qual é a maior dificuldade que já encontraram nessa área?

Beijinhos e se cuidem,

Fernanda Ferreira – Blog Dicas da Fê

Comente com Facebook

Mais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *